Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para a entrada em alguns países?
O seguro viagem é obrigatório para entrar em uma série de países signatários do Tratado de Schengen, que obriga turistas a terem seguro com valor mínimo de 30 mil euros ou 50 mil dólares para garantir assistência médica e hospitalar em caso de doença ou acidente. São quase 30 países que fazem parte desse acordo, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e quatro países que não são membros da UE (Islândia, Noruega, Listenstaine e Suíça).
Confira se o seu país de destino consta na lista dos países integrantes do Tratado de Schegen
Quatro novos integrantes permanecem em fase de implementação: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre.
A exigência do cumprimento da contratação do seguro fica a critério das autoridades fronteiriças de cada local, porém, aos estrangeiros que não cumprem os requisitos acima referidos, pode ser recusada o ingresso no país.
A obrigatoriedade do seguro viagem não existe somente nos signatários do Tratado Schengen. Outros países, como Cuba e Australia, também exigem seguro viagem, sendo aquele para turistas, e este para estudantes.
Outra obrigatoridade ocorre para todos os condutores e/ou proprietários de veículos de países integrantes do Convênio de Transportes Internacional Terrestre do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) que vão transpor a sua fronteira nacional e circular em outros países membros do Mercocul. Neste caso exige-se o Seguro Carta Verde, que tem como objetivo as seguintes coberturas:
- danos materiais causados a terceiros com limite mínimo de US$ 20,000.00;
- danos corporais (morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares) causados a terceiro com limite mínimo de US$ 40,000.00;
- pagamento de honorários de advogado de defesa do segurado, bem como custas judiciais, sendo que essas despesas estão sujeitos ao limite de até 50% (cinquenta por cento) do valor da indenização paga ao segurado.