o que faz um corretor de seguros?
Antes, é importante salientar que para exercer essa função é preciso que ele seja registrado na Superintendência de Seguros Privados- SUSEP, que é o órgão que regulamenta e fiscaliza as seguradoras e corretoras de seguros.
Confira abaixo as principais funções deste profissional:
1- Orientação na contratação do seguro mais adequado:
De forma geral, ele possui um portfólio de seguradoras parceiras, e com a sua experiência no assunto, vai lhe assessorar na escolha do seguro mais adequado para a sua necessidade, sugerindo as coberturas, pacote de assistências, explicando seus detalhes (que no ramo de seguro não são poucos, pois há muitas atualizações por parte das seguradoras) , buscando sempre o melhor custo-benefício.
2- Apoio em caso de sinistro e assistência
Além de toda a assessoria na contratação do seguro ele faz o que consideramos ainda mais importante, que é dar todo o suporte em caso de assistência e acionamento de sinistro.
É nesse momento, tão delicado que o cliente conhece de fato o atendimento do seu corretor! Ele faz todo o “meio de campo” entre o cliente e a seguradora para garantir que o mesmo tenha o seu bem consertado da melhor forma e com agilidade. Ele faz a abertura do sinistro, agenda vistoria se for o caso, solicita o carro reserva quando precisar, acompanha o retorno da seguradora, contata a oficina para saber o andamento do conserto, posiciona o cliente sobre as atualizações do sinistro até o momento da sua finalização. No caso de perda total, encaminha a documentação necessária para o cliente preencher e assinar, oriente, tira dúvidas, acompanha todo o andamento do processo dentro a seguradora e só descansa quando o cliente recebe a indenização em conta.
Quem já passou por um sinistro sabe a importância de ter um corretor de confiança nessas horas. Isso faz toda a diferença!
3- Realização de endossos
Fora tudo isso, ele vai estar à disposição para situações em que você precisar fazer uma alteração na sua apólice, que são os endossos, como por exemplo, uma mudança de endereço, de carro, tipo de uso, condutor.
4- Gestão de pagamento
Ele fará toda a gestão de pagamentos da sua apólice, principalmente quando o pagamento é parcelado, garantindo que você não esqueça de realizar o pagamento de alguma parcela e não perca a cobertura do seguro.
5- Cuidado para manutenção da vigência do seguro
Ele vai acompanhar a vigência da sua apólice e lembrá-lo do seu vencimento, com uma certa antecedência providenciado o envio das cotações de renovação.